MINHA TRANSIÇÃO CAPILAR

08:48:00

Oieeeeeeeeeee

   Hoje eu tomei uma decisão muito importante e resolvi rabiscar sobre um tema diferente.
Faz tempo que estava querendo poder contar essa experiência para outras pessoas e agora com o blog pude ver que chegou a hora!

TRANSIÇÃO CAPILAR!

    Isso mesmo, eu passei por ela, mas antes que perguntem eu vou explicar o que é. Transição capilar  é quando você resolve abandonar toda química que fazia no cabelo e voltar a ter seu cabelo natural. Antes esse tema não era tão conhecido, mas hoje as pessoas já conhecem muito e milhares de meninas e meninos estão passando ouuu tentando passar, porque não é nada fácil.


COMO TUDO COMEÇOU?

   Quando eu tinha 12 a 13 anos eu não sabia cuidar do meu cabelo, eu achava ele feio e as pessoas também faziam piadinhas com ele, e todo mundo na época falava que cabelo bom era cabelo liso e como não tinha dinheiro pra ir num salão e passar química de vez, eu comprava uns alisantes e passava no cabelo, só que não alisava totalmente.

(Aqui meu cabelo estava bastante cacheado, mas tinha um pouco de alisante que eu comprava e passava)

    E eu continuava fazendo isso até que me mudei e conheci o Relaxamento através da minha irmã e resolvi fazer no meu cabelo, na primeira vez foi só na raiz que a cabeleireira passou e eu gostei muito porque meus cachos continuaram só que a raiz estava mais baixa.
(Essa foto foi quando fiz o primeiro relaxamento
dá pra ver que ainda tem cachos nas pontas, mas a raiz está bem baixa.)



   Só que.... kkk acho que isso sempre acontece com muitas mulheres, não respeitei o tempo de um Relaxamento e outro e fui no salão passar novamente, não lembro quanto tempo eu tinha passado desde o primeiro, mas eu fui no salão, e fui fazendo, fazendo, fazendo, até que alisou de vez. :(
Tava enorme né kk


Daí eu fiz outra coisa kkk Californianas em casa

   E eu gostei de início, mas depois ele foi ficando muito ressecado e alaranjado e eu não sabia como cuidar, resolvi que depois do casamento da minha irmã eu iria ir cortando a parte descolorida, e cortei umas 3 vezes igual a um corte que vi na internet, ele deixava em camadas, só que, como eu já tinha cortado 2 vezes e não fazia muito tempo, as camadas ficaram muito evidentes, ficou meio que picotado.

(Tá vendo que tem umas partes curtas e outras grandes? se eu colocasse a parte grande atrás, parecia que meu cabelo tava no ombro)

Bem mais curto

   Então eu começei a querer meu cabelo de volta, eu lembro que tinha visto uma menina dizendo que tinha voltado os cachos, e comecei a me perguntar como isso seria possível e pesquisei na internet várias e várias coisas e achei a história de várias meninas que estavam passando pela transição e NOSSA! eu quis também isso pra mim foi aí que tomei A DECISÃO.
(23 de novembro de 2013)

    Eu comecei  a fazer vídeos para mim mesma explicando porque que eu ia fazer isso, mas eram vídeos só pra mim mesma, pra que eu pudesse ter força e acompanhar minha evolução, eu pensei sim em fazer pra colocar no youtube, mas a webcam do meu tablet era horrível e até mesmo o áudio era ruim pra entender o que eu falava muitas vezes, então eu só fiz pra mim mesma. Quem sabe um dia eu faça rsrs
Um dos motivos de eu ter parado de fazer relaxamento foi o cheiro que ficava durante e depois da aplicação do produto, gente pense num negócio pra feder. e eu tenho rinite e ficava com o nariz muito irritado por causa do cheiro forte me dava até dor de cabeça. Aí eu decidi que não ia colocar essa porcaria na minha cabeça NUNCAA MAIS. kkk
    Meu cabelo não caiu de química como muitos pensaram, eu simplesmente parei de usar química e quando você faz isso seu cabelo fica bem detonado, por causa das duas texturas.

E assim comecei minha transição.

O QUE EU FIZ DURANTE A TRANSIÇÃO?

   Depois que a minha raiz já tava ficando muuuuito evidente eu comecei optar por penteados e quando nada dava certo eu prendia. Comecei a usar produtos de cabelo cacheado na parte cacheada e as vezes produto pra cabelo liso na parte lisa, até que me cansei da parte lisa e só cuidava da parte cacheada.

1-Eu fazia babyliss, mas só na parte lisa de vez em quando. Não dava chapinha nem escova pra não prejudicar a raiz virgem.


2-Eu fazia essas tranças que ficava na parte curta da frente pra disfarçar a raiz cacheada, eu não gostava, mas muitas vezes na hora do desespero, sem saber o que fazer eu inventava essas penteados e me ajudava muito.



3-Fazia texturizações que era pra disfarçar as duas texturas(lisa e cacheada), gente vou contar uma coisa, só servia pra tirar foto mesmo, porque pra sair na rua... vou te contar viu kkkk mas eu confesso que eu saí umas vezes, tem que ter muuuita coragem viu kkkk

Nunca postei essa foto, mas essa foi de uma texturização com coquinhos que fiz que eu gostei muito, pesquisem na net que vão ver como faz. 


O BC (BIG CHOP)

    Pra quem não sabe é quando você corta toda parte da química do cabelo e deixa  natural, muitas vezes o cabelo fica bem curtinho dependendo do tempo que você faz, tem umas que não fazem nem a transição e já raspam tudo outras passam pela transição(como eu fiz) passei por 7 meses de transição capilar e depois disso fiz o meu BC, mas antes de mostrar as fotos e tudo eu vou contar como decidi.

    Eu via muitos vídeos de BC e sentia muita vontade, mas não tinha coragem de fazer porque pensava que ia ficar feio e muito curto. Foi então que eu achei o vídeo da Amanda Barboza (https://www.facebook.com/amandabarboza.agro?ref=ts&fref=ts) no youtube sobre o BC dela e geeeente me deu muita força e vontade de cortar.
O vídeo foi esse aqui:


Ela me deu muita força com esse vídeo e depois que eu fui para um acampamento da igreja eu cortei o meu cabelo na volta
última foto com meu cabelo liso:
Estava no ônibus indo para o acampamento da igreja e essa foi a última foto do meu cabelo liso( com chapinha) porque depois que voltei eu tomei uma decisão muito importante, o meu BC.

ENFIM O MEU BC REALMENTE!!!
Gente eu lembro que eu marquei a Amanda Barboza e ela me deu os parabéns, fiquei tão feliz!


   6 de abril de 2014 eu fiz o meu Bc e hoje estou com 1 ano de CABELO NATURAL
Não foi fácil, muito gente disse que eu tinha ficado feia, teve gente que até se afastou de mim, simplesmente porque cortei o meu cabelo, impressionante né gente, cabelo cresce e tem muitas meninas hoje em dia que são a prova disso, e sou muito feliz por poder ser um delas e de ter influenciado muita gente mesmo que indiretamente a ter o seu cabelo natural de volta, recebi muitos elogios, disseram que eu era muito corajosa, e realmente eu fui. As vezes eu pensava em desistir, mas só as vezes, o que me incomodava era eu não conseguir me arrumar direito, afetava minha autoestima. Mas eu tinha uma meta que era ver meu cabelo grande, claro, eu aproveitei ao máximo cada fase do meu cabelo, e isso é o que vale.

     Tem uma frase que vi no facebook, foi o comentário de uma menina do grupo CACHEADAS EM TRANSIÇÃO e ela disse assim: "Transição capilar não é apenas mudar o cabelo, não é uma moda, é um turbilhão de emoções! É quebrar o espelho dos padrões impostos... é ser realmente livre e ser feliz, por que quando você consegue se ver e se aceitar do jeito que é, o seu mundo vira outra coisa." E foi assim que me senti livre, eu amei o que ela falou.

    Muita gente pode achar até besteira, mas só quem ta passando, passou é que sabe como é, sabe o que é as pessoas ficarem rindo do seu cabelo, dizendo que ele é ruim, só porque a textura é diferente? Tem gente que passa por coisa pior, mas agora eu digo meu cabelo é bom e não é uma textura que vai definir se ele é ruim ou não. Deus me fez assim, do jeito que ele quis, porque vou estragar algo que ele fez especialmente pra mim? Ame-se mais! Eu sei que eu tenho muito o que melhorar, mas eu mudei muita coisa depois que tomei essa decisão. E eu agradeço a todos que me deram força e que me ajudaram a continuar e não desistir.

   Mas sejam fortes e não desistam, porque no fim das contas é VOCÊ que tem que querer, VOCÊ que tem que tomar a DECISÃO.

   E não é questão de moda, detesto quem diz que nosso cabelo tá na moda, que moda? moda passa, é uma questão de ser você mesmo e vamos continuar fazendo mais meninas e meninos se libertarem dessa prisão e acabarem com esse preconceito! 

Um beijo e um obrigada a todos que leram esse post, se quiserem comentar falar sobre sua história também, deixem aqui nos comentários. E muita força a todas as meninas e meninos que estão passando por isso!!






You Might Also Like

4 comentários

  1. Nossa! Emocionante, eu adorei! Compartilha mais em outros lugares. No facebook...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou rsrs, Como não posto muito no face eu não compartilhei lá. Mas vou procurar melhorar algumas coisas.

      Excluir
  2. Parabéns vc é linda e está mais ainda!)

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *